Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2006 - 10h21

Violência deixa oito mortos e 20 feridos no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

Oito pessoas morreram e 20 ficaram feridas --em sua maioria civis-- em uma série de ataques no Iraque. A explosão de um carro-bomba no bairro Al Amel, zona oeste de Bagdá, matou dois civis e feriu outros 11. O veículo estava estacionado perto de um depósito de botijões de gás.

Em Baquba, 60 km ao norte de Bagdá, seis pessoas morreram, três delas membros da mesma família. No centro da cidade, dois policiais e um civil foram assassinados em dois ataques com armas automáticas. Seis pessoas foram feridas.

Na segunda-feira, ao menos 16 pessoas foram mortas por homens armados na região afetada há mais de seis meses por atos de violência sectária.

Dois soldados americanos foram mortos no domingo em dois ataques separados em Bagdá, anunciou hoje o Exército dos Estados Unidos. Outros cinco oficiais foram feridos na noite de segunda-feira na explosão de uma bomba na cidade xiita de Diwaniya, 180 km ao sul de Bagdá.

Basra

Os Consulados britânico e iraniano na cidade iraquiana de Basra foram alvos de disparos de foguetes e obuses de morteiro na manhã desta terça-feira, segundo a polícia da localidade xiita.

Dois foguetes explodiram no muro do Consulado do Irã e um terceiro atingiu um veículo da polícia estacionado diante do edifício, informou a polícia de Basra, 550 km ao sul de Bagdá. Os ataques não provocaram vítimas.

Mais tarde, obuses de morteiro foram disparados contra um complexo que abriga o Consulado britânico, uma base militar britânica e um escritório das Nações Unidas. Um morteiro atingiu o local, segundo as autoridades britânicas, que afirmaram que os ataques são regulares.

Segunda maior cidade e mais importante porto do país, centro da extração de petróleo do sul do Iraque, Basra sofre com a violência, atribuída à luta pelo poder entre várias facções xiitas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado no especial Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página