Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2006 - 08h19

Autor de golpe de Estado na Tailândia é general ligado ao rei

Publicidade

da France Presse, em Bancoc

O general Sonthi Boonyaratglin, que liderou nesta terça-feira o golpe de Estado contra o premiê tailandês, Thaksin Shinawatra, é o primeiro militar muçulmano a comandar o Exército da Tailândia, um país majoritariamente budista.

Conhecido por sua ligação com o rei Bhumibol Adulyadej, o general Sonthi, de 59 anos, já tinha enfrentado o premiê antes, em relação à politica de segurança do país.

Sonthi e os comandantes da Marinha e da Força Aérea foram recebidos na madrugada desta quarta-feira pelo rei Bhumibol Adulyadej, no palácio real de Bancoc, pouco depois do anúncio do golpe de Estado.

A nomeação de Sonthi, no ano passado, para o comando do Exército, foi vista como uma tentativa do governo para acabar com a rebelião muçulmana, que desestabiliza há três anos o extremo sul da Tailândia.

Boonyaratglin, graduado em 1969 na Academia Militar Real de Chulachomklao, é um militar da Infantaria que integrou várias unidades de elite. Após ser nomeado para a chefia do Exército, se envolveu na crise política que atinge a Tailândia há vários meses.

Shinawatra, um rico empresário de 57 anos, que foi eleito primeiro-ministro em 2001, está no centro da crise desde janeiro passado, quando sua família vendeu o império de comunicações criado por ele antes de entrar para a política.

Para tentar controlar a crise, ele convocou eleições para abril de 2006, que foram anuladas em maio pela Corte Constitucional, após a intervenção direta do rei Bhumibol, que qualificou o processo de "não-democrático". As eleições foram boicotadas pela oposição.

Apesar do agravamento da situação, Sonthi sempre desmentiu os rumores de golpe de Estado, inclusive quando um complô para assassinar o premiê foi anunciado em maio, com a prisão de cinco militares.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o premiê Thaksin Shinawatra
  • Leia o que já foi publicado sobre a Tailândia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página