Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2006 - 15h36

Choque de trem mata 23 na Alemanha; polícia resgata dez com vida

Publicidade

da Folha Online

O choque de um trem magnético de alta velocidade (Transrapid) contra um veículo de manutenção nesta sexta-feira matou 23 pessoas na Alemanha. Dez passageiros foram resgatados com vida, segundo o chefe de polícia Karlheinz Brüggemann.

O acidente ocorreu em Emsland (norte), quando o trem [sem condutor e com um sistema de suspensão magnética em teste] com 29 passageiros viajava a cerca de 200 km/h --a velocidade exata na hora do acidente ainda não foi determinada, mas esse tipo de veículo ultrapassa 400 km/h.

Já era esperado que o número de mortos subisse, pois havia quatro passageiros desaparecidos, além de um número ainda não-determinado de trabalhadores que estavam no veículo de manutenção atingido pelo trem.

Efe
Imagem mostra destroços após trem se chocar com veículo de manutenção; 23 morreram
O Transrapid passou pelo trilho elevado na cidade de Lathen por volta das 9h30 (4h30 de Brasília), segundo o porta-voz da polícia Helge Nestler.

Bombeiros usavam escadas para retirar as pessoas de dentro do trem, que viajava sobre um trilho elevado. A comarca de Emsland é a única área por onde passa o trem de suspensão magnética que alcança a velocidade máxima de cerca de 450 km/h.

O trecho de viagem do Transrapid entre Lathen e Dörpen é de 31,8 km --considerado a maior instalação-teste do mundo para um trem de suspensão magnética, segundo o "Spiegel". O trem funciona em Lathen desde 1985, e transporta diariamente cerca de mil pessoas.

O ministro alemão dos Transportes, Wolfgang Tiefensee, adiou uma viagem que faria à China para poder visitar o local do acidente.

No mês passado, um trem de suspensão magnética pegou fogo em Xangai, na China. Não houve registro de feridos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes de trem
  • Leia o que já foi publicado sobre trem-bala
  • Leia o que já foi publicado a Alemanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página