Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2006 - 19h21

Bush deve renunciar à Presidência dos EUA, diz Chávez

Publicidade

da France Presse, em Caracas
da Folha Online

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta sexta-feira que o líder americano, George W. Bush, "deve renunciar" porque fracassou em suas políticas contra o tráfico de drogas e o terrorismo.

Em seu primeiro discurso na Venezuela desde que regressou da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York, Chávez disse que Bush "renunciaria à Presidência se tivesse um pouco de dignidade". "Ele fracassou, enquanto aqui (...) estamos vencendo, avançando com nosso projeto".

Chávez reafirmou as críticas que fez em seu discurso nas Nações Unidas e lembrou as mensagens de Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente argentino, Néstor Kirchner, do paraguaio, Nicanor Duarte, e do líder boliviano, Evo Morales.

"Duarte foi extraordinário, nacionalista, como uma espada, e o do presidente argentino não ficou atrás (...) Lula fez um tremendo discurso, de vanguarda, de independência (...) Tremendo discurso também do índio, o índio Evo Morales".

"O governo imperialista dos Estados Unidos agora diz que nós fracassamos, mas foram eles que fracassaram, o governo dos Estados Unidos fracassou em todas as coisas que observei, especialmente na luta contra o narcortráfico e no combate ao terrorismo, que gerou mais terrorismo".

"Já basta de polícia no mundo, já basta de imperialismo, chega de ameaças de guerra, queremos um mundo de iguais", acrescentou.

"Diabo

Na quarta-feira, durante discurso na 61ª Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Chávez chamou Bush, de "diabo" e lançou um forte ataque ao governo americano.

"Bush é o demônio e o imperialismo dos Estados Unidos que põe em perigo a sobrevivência da espécie humana", declarou ele na ocasião. "Ontem o demônio esteve aqui e esse lugar cheira a enxofre", afirmou, aludindo à presença em Nova York de Bush, na terça-feira.

Ontem, em novo discurso na igreja batista Monte das Oliveiras, no Harlem, Chávez voltou a insultar Bush, dizendo que ele é "um alcoólatra, um homem doente e complexado'.

Ele disse ainda que Bush "anda como o John Wayne" e "não tem a menor idéia do que é política". "Ele chegou aonde chegou porque é um filhinho de papai", acrescentou, falando acompanhado por líderes religiosos e indígenas americanos a um público diverso, integrado por latinos, afro-americanos e brancos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  • Leia o que já foi publicado sobre George W.Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página