Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2006 - 08h27

Premiê de Israel nega reunião com rei da Arábia Saudita

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, negou nesta segunda-feira as informações publicadas por um jornal local que davam conta de uma suposta reunião entre ele e um destacado membro da família real saudita, possivelmente o próprio monarca Abdullah bin Abdulaziz.

"Não me reuni com o rei saudita e não me encontrei com nenhuma pessoa que possa criar expectativa semelhante na imprensa', indicou Olmert em uma entrevista publicada hoje pelo jornal "Yedioth Ahronoth".

"Na entrevista ao jornal disse que a posição da Arábia Saudita durante a guerra no Líbano tinha me impressionado por sua sabedoria e responsabilidade", disse Olmert.

"Em nossas declarações públicas cotidianas sempre costumamos criticar países como a Arábia Saudita e acho que naquela ocasião [durante o conflito com o grupo xiita libanês Hizbollah] seguiram uma política diferente. Mas daí a tirar conclusões existe um longo caminho", afirmou o primeiro-ministro israelense.

O jornal de Tel Aviv informou na semana passada sobre "contatos reservados" entre ambos os países, o que foi desmentido pelo Ministério saudita de Relações Exteriores.

"Não existem limites ao sensacionalismo dos meios de comunicação. Não estou zangado, posso chegar a entender o prazer que causa a alguns criar manchetes. Eu sou obrigado a dizer as coisas tal e como são", disse o chefe do Executivo israelense.

A Arábia Saudita propôs em 2002, na Cúpula de chefes de Estado árabes realizada em Beirute, um plano de paz com Israel em troca de uma retirada total do Estado israelense dos territórios ocupados desde a Guerra dos Seis Dias, de 1967.

O plano de paz saudita é um dos documentos que servem como fonte de inspiração para a plataforma política do governo de união nacional palestino que os grupos palestinos e partidos políticos Hamas e Fatah tentam criar.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Arábia Saudita
  • Leia o que já foi publicado sobre Israel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página