Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2000 - 10h31

Espionagem em campanha presidencial dos EUA é investigada

Publicidade

da Reuters
em Washington

O Departamento de Justiça dos EUA intimou os dirigentes de campanha do candidato republicano à Presidência, George W. Bush, em busca de documentos que possam revelar como um vídeo secreto com a preparação dele para um debate acabou na mesa do comitê de campanha do candidato democrata, Al Gore, informou hoje o jornal "The Washington Post".

O departamento investiga como o vídeo das preparações de Bush chegou ao comitê de campanha de Gore no dia 13 de setembro e avalia se algum crime foi cometido. O fato foi denunciado por um assessor do candidato democrata.

Na sexta-feira (6), autoridades do Departamento de Justiça notificaram os dirigentes da campanha de Bush das investigações sobre os documentos do comitê e sobre a consultoria de propaganda Maverick Media, disse o jornal.

Entre os documentos estão contratos com a Maverick e outros consultores, acordos confidenciais a respeito de material de campanha e quaisquer recibos ou outros papéis relacionados com o custo de produção do vídeo de preparação do debate.

"Consideramos isso um desenvolvimento positivo", disse Dan Bartlett, porta-voz de Bush. "Consideramos que o FBI (polícia federal dos EUA) realiza seu trabalho acurada e intensamente."

O comitê de campanha de Bush vem pressionando o FBI para que as investigações sejam intensificadas.

Até o momento, as autoridades concentraram sua atenção sobre uma funcionária de baixo escalão da Maverick, que foi filmada em uma fila de correio com um pacote que poderia ser o do vídeo.

A correspondência chegou ao escritório do ex-deputado Thomas Downey, que ajuda Gore na fase de preparação para os debates.

A funcionária, Juanita Yvette Lozano, afirmou ser inocente.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página