Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2006 - 14h20

OMS divulga conclusões de análise sobre gripe aviária

Publicidade

da Efe, em Genebra

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira as conclusões da primeira reunião nesta semana do grupo de especialistas que foi criado especialmente para preparar a comunidade internacional diante de uma possível pandemia de gripe aviária.

"Os 21 especialistas do grupo de trabalho ficarão responsáveis por fazer recomendações ao diretor-geral da organização internacional, e oferecerá sua assessoria técnica ao programa mundial da OMS para a gripe aviária", disse o doutor David Heymann, representante interino do órgão para essa doença.

O grupo de trabalho, criado em maio passado pela Assembléia Geral da OMS, se reuniu pela primeira vez na segunda-feira em Genebra, mas só discutiram questões técnicas e de procedimento.

A função desses especialistas consistirá em assessorar sobre questões urgentes relacionadas à gripe aviária, como o aumento da fase de alerta pandêmico ou uma situação de crise, enquanto o Secretariado da OMS será responsável por coordenar a resposta internacional.

"O grupo de trabalho recomenda à OMS ter pronta uma série de dados sobre países, como idades e taxa de mortalidade, para que os especialistas possam ter informações diante de uma eventual reunião de emergência", disse Heymann.

Segundo os últimos dados oferecidos pela OMS na segunda-feira passada (18), 249 pessoas contraíram o vírus da gripe aviária no mundo todo desde 2003, das quais 146 morreram.

Os quatro primeiros casos foram registrados em 2003 na China e no Vietnã, e naquele ano 102 pessoas foram infectadas por essa doença, das quais 68 morreram, sendo a Indonésia o país mais afetado.

Leia mais
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango

    Sites relacionados
  • Organização Internacional de Epizootias (em inglês)
  • Organização Mundial da Saúde (em inglês)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página