Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2006 - 14h14

Vietnã prepara retirada de 185 mil pessoas para passagem de tufão

Publicidade

da Efe, em Hanói

O governo do Vietnã deu início hoje às operações para retirada de 185 mil pessoas que vivem na região central do Vietnã diante da chegada do tufão Xangsane, cuja passagem pelas Filipinas, no último dia 27, causou 72 mortes.

A retirada está sendo feita devido ao alerta do escritório meteorológico local de que o tufão foi classificado como de categoria 4, em uma escala que vai até 5, com ventos constantes de 213 quilômetros por hora. A previsão é de que ele chegue ao país na madrugada do domingo e atinja nove províncias do litoral central do país.

O olho do Xangsane --"elefante" em idioma lao-- encontra-se cerca de 518 quilômetros ao leste da Província vietnamita de Hue e se dirige para o oeste a 17 quilômetros por hora. Segundo os meteorologistas locais, o tufão poderá produzir ondas de até oito metros de altura.

Um total de 661 barcos pesqueiros tripulados por 3.201 pessoas recebeu ordens para ancorar. As autoridades tentam entrar em contato com outras 169 embarcações que ainda estão no mar para pedir que busquem refúgio.

A imprensa estatal disse que se trata do maior esforço organizado no país para aplacar os efeitos de uma catástrofe natural.

Com antecipação e informações sobre o movimento do Xangsane, as autoridades tentam evitar a repetição dos estragos causados em maio pelo Chanchu, que causou o desaparecimento de mais de 200 pescadores que não tinham sido advertidos sobre a sua chegada.

O vice-primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Sinh Hung, disse através da imprensa que serão impostas severas sanções administrativas aos dirigentes locais que não tomarem as medidas de prevenção necessárias.

Ele acrescentou que os habitantes de áreas litorâneas e montanhosas devem ser retirados imediatamente, já que nessas zonas são freqüentes as inundações e deslizamentos de terras devido às fortes chuvas.

As autoridades também ordenaram a suspensão de todas as viagens domésticas aéreas. A companhia aérea Vietnã Airlines cancelou 49 vôos entre a cidade de Ho Chi Minh, Hanói e as províncias centrais.

"As autoridades apressam a retirada dos povoados das zonas centrais, onde costumam acontecer enchentes", declarou Nguyen Tien Toan, subdiretor do Departamento de Controle Nacional de Inundações e Tempestades.

Em Thua Thien Hue, começou a transferência de cerca de 50 mil pessoas para o interior da Província, afirmou o encarregado local das catástrofes naturais, Phan Thanh Hung. "Não temos nenhuma dificuldade para convencer os habitantes de abandonarem suas casas porque eles sabem que será um tufão mortal", disse.

O Exército vietnamita também instalou 30 sinalizadores em rios e ilhas litorâneas para avisar as barcas pesqueiras sobre o tufão.

As Forças Aéreas também têm três aviões preparados para trabalhos de resgate e distribuição de mantimentos, enquanto 17 navios da Marinha estão em alerta.

Xangsane é a 18ª tempestade da temporada de ciclones do Pacífico neste ano.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o tufão Xangsane
  • Leia o que já foi publicado sobre tufões
  • Leia o que já foi publicado sobre o Vietnã
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página