Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2006 - 21h57

Chávez diz que irá "nocautear" Bush em eleições de dezembro

Publicidade

da France Presse, em Caracas

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou neste sábado que pretende dar um "nocaute" no presidente americano, George W. Bush, nas eleições de 3 de dezembro na Venezuela.

"Senhor George W. Bush, vá se preparando para o nocaute que vamos lhe dar no dia 3 de dezembro", advertiu Chávez, em discurso na cidade industrial de Valência, no Estado de Carabono, a 100 km de Caracas.

Após visitar várias zonas de Carabobo, Chávez acusou a oposição de estar armando um plano, "com a ajuda de Washington", para boicotar sua vitória nas eleições, e chamou "o povo e os militares" a ficarem alertas. Segundo ele, seus adversários pretendem "gerar violência no país para justificar uma intervenção americana".

"Para nós, isto é muito mais que uma campanha eleitoral (...) é uma batalha a mais da Venezuela contra o imperialismo americano", afirmou.

"Quando divulgarem os resultados do tremendo nocaute que vamos dar outra vez, eles aplicarão o plano de desestabilização que estão preparando, assessorados pelo império americano. Por isso, precisamos estar alertas: o povo na rua e os soldados prontos nos quartéis para enfrentar o que tivermos que enfrentar", disse Chávez.

"Vão dizer que eu lhes roubei e vão tentar gerar violência para tentar justificar qualquer coisa (...) e tentando propiciar uma intervenção dos Estados Unidos na Venezuela", acrescentou, durante o ato, em que também cantou refrões de canções populares.

Chávez disse que, depois das eleições, em 2 de fevereiro de 2007 [quando o presidente eleito tomar posse], começará a nova era da revolução bolivariana".

"Vamos de 2007 a 2021: 14 anos de batalha nos esperam, 14 anos de construção da pátria nova, 14 anos de construção do socialismo venezuelano do século 21", disse.

Chávez, que aspira a reeleição por um período de seis anos, anunciou que realizará uma reforma constitucional para aprovar a reeleição por tempo indefinido.


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  • Leia o que já foi publicado sobre George W.Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página