Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2006 - 09h44

Fatah venceria eleições palestinas hoje, diz pesquisa

Publicidade

da France Presse
da Folha Online

Se as eleições palestinas fossem realizadas nesta terça-feira, o Fatah derrotaria o Hamas, do premiê Ismail Haniyeh, demonstra uma pesquisa divulgada hoje.

A pesquisa, realizada pelo Jerusalém Media and Communication Center, aponta que 32% dos palestinos votariam no Fatah, partido ligado ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) Mahmoud Abbas. Outros 30,5% votariam no Hamas e o restante em partidos de menor expressão.

O Hamas surpreendeu o mundo ao derrotar com folga o Fatah nas eleições legislativas de janeiro. Desde que assumiu o governo, em março, uma crise financeira sem precedentes afeta os territórios palestinos devido ao boicote econômico e político imposto pelos países doadores, que consideram o Hamas um movimento terrorista.

Apesar da vantagem do Fatah sobre o Hamas nas intenções de voto, o atual premiê do Hamas, Ismail Haniyeh, encabeça a lista de personalidades nas quais confiam os palestinos (18,9%), seguido por Abbas (14,5%).

Conflito

Desde que o Hamas assumiu o Parlamento palestino, a divisão de poderes tem causado conflitos entre os dois grupos políticos. O Hamas não reconhece o Estado de Israel e prega sua destruição. O governo israelense, que também não aceita o governo do Hamas, interrompeu o repasse de dinheiro aos palestinos.

A falta de entendimento entre dos dois lados reforça a crise financeira palestina, visível no atraso de salários e na falta de investimento na infra-estrutura.

Ontem (2), o Fatah realizou uma greve geral em algumas regiões da Cisjordânia, obrigando o fechamento de escolas privadas e de alguns escritórios. O Hamas também ordenou a interrupção de funcionamento de todos os prédios governamentais para protestar contra ataques do Fatah a esses edifícios.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fatah
  • Leia o que já foi publicado sobre a Autoridade Nacional Palestina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página