Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2006 - 00h59

Coréia do Norte confirma seu primeiro teste nuclear

Publicidade

da France Presse, na Coréia do Norte

A Coréia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear, confirmou nesta segunda-feira a agência estatal de notícias Korean Central News Agency (KCNA). O teste provocou um tremor de terra, detectado pela vizinha Coréia do Sul.

A agência oficial norte-coreana afirmou que o teste ocorreu na manhã de segunda-feira (horário local) e foi considerado "seguro e bem sucedido".

"O teste nuclear foi realizado com 100% de nossa sabedoria e tecnologia", informou a agência. "Nosso centro de ciência e pesquisa realizou de forma segura e bem sucedida um teste nuclear subterrâneo em 9 de outubro de 2006", acrescentou.Segundo a agência, não houve vazamento de material radioativo.

O ministério da Defesa sul-coreano informou que o teste foi realizado em Hwadaeri, perto de Kilju, às 10h36 de segunda (22h36 de domingo em Brasília).

No mesmo horário, os serviços de inteligência sul-coreanos observaram um tremor sísmico com magnitude de 3,58 graus, informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Choo Kyu-ho.

"O governo obteve informações de que houve um tremor de terra com magnitude de 3,58 (graus) sentido a partir da província de Hamkyong, no norte da Coréia do Norte, às 10h36" de segunda, disse Choo.

O porta-voz afirmou que que um conselho de ministros reuniu-se no escritório da Presidência, em Seul, para discutir a ação norte-coreana.

Já o governo japonês criou uma célula de crise especial para lidar com as conseqüências do teste, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear da Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página