Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2006 - 16h07

México planeja reativar e construir centrais nucleares

Publicidade

da Ansa, na Cidade do México

O governo mexicano pretende construir várias centrais nucleares para produzir eletricidade, além de reativar a já existente Laguna Verde, situada às margens do golfo do México.

O vice-ministro de Eletricidade do Ministério de Energia, José Acevedo, em declarações ao jornal local "Excélsior", explicou que o plano --que deverá receber o aval do futuro presidente Felipe Calderón--, prevê a injeção de US$ 750 milhões para reativar Laguna Verde.

Cada central teria um custo aproximado de US$ 3 bilhões, segundo cálculos de especialistas governamentais.

O plano para construir as novas centrais deve durar cerca de 20 anos e começará em março de 2007 com as obras de ampliação da central de Laguna Verde, das quais participarão 12 empresas estrangeiras, entre as quais a General Electric, a Siemens, Techint e Mitsubishi.

A reativação de Laguna Verde permitirá aumentar 20% de sua capacidade de geração de energia.

Laguna Verde começou a operar em abril de 1990 e se situa em Punta Limón, município de Alto Lucero, Estado de Veracruz, sobre uma superfície de 370 hectares.

Em março de 2005, o governo decidiu desmantelar a central "por motivos de segurança e de proteção ambiental", depois que operadores da Organização Mundial de Operadores Nucleares reportaram deficiências generalizadas após uma visita realizada em fins de 1999.

Há algumas semanas, o governo adotou a decisão oposta e determinou a reativação da central, que produz 3% do total da capacidade de geração elétrica em todo o país.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre usinas nucleares
  • Leia o que já foi publicado sobre o México
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página