Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2006 - 15h09

Reino Unido detém homem após achar pacote suspeito em aeroporto

Publicidade

da France Presse
da Efe

Um homem foi preso nesta terça-feira depois da descoberta de uma bagagem suspeita que levou à retirada parcial do terminal 2 do aeroporto londrino de Heathrow durante quatro horas, informou a polícia.

A bagagem, no entanto, não continha nenhuma "substância tóxica ou perigosa", segundo um porta-voz da polícia. "Um homem foi preso por envolvimento neste incidente e ficará sob custódia durante a investigação das circunstâncias nas quais começou o alerta", acrescentou.

O homem foi preso no quadro da lei antiterrorista.

Segundo fontes policiais, os registros das câmeras de vigilância estão sendo estudados para confirmar ou não as informações de que o homem teria colocado a bagagem no chão e começado a correr em seguida.

O terminal 2 de Heathrow foi parcialmente esvaziado depois da descoberta da bagagem por volta das 13h (9h de Brasília). O terminal só foi reaberto por volta das 17h (13h de Brasília), criando perturbações nos embarques. Os desembarques foram desviados para o terminal 1.

Heathrow é o primeiro aeroporto europeu em termos de tráfego e o terceiro do mundo depois dos de Atlanta e Chicago.

O terminal 2 reúne principalmente vôos europeus ou da África do Norte, operados em sua maioria pela Air France, Royal Air Maroc, Ibéria, Tunisair, Air Algerie e Alitalia.

Ameaça de bomba

A estação de trens de Genebra foi esvaziada nesta terça-feira devido a uma ameaça de bomba nessas instalações ferroviárias, informaram fontes policiais.

As autoridades suíças esvaziaram a estação, situada no centro de Genebra, e interromperam todo o serviço ferroviário às 13h10 (horário de Brasília), assim como o funcionamento de bondes e ônibus.

Além disso, mobilizaram ambulâncias nos arredores do edifício e, segundo testemunhas, há também forte presença policial nas imediações.

As mesmas fontes disseram que não há civis dentro da estação e que policiais "estão revistando todo o edifício".

A polícia cantonal emitiu a ordem de retirada, disse à imprensa local um porta-voz da Companhia de Trens Suíça (CFF). A estação ainda não foi liberada para o trânsito ferroviário.

Além disso, disse que, por enquanto, a CFF não pode iniciar um serviço alternativo de transportes públicos, porque todas as ruas adjacentes à estação de Cornavin estão bloqueadas.

Este é o segundo alerta por ameaça de bomba que afeta a cidade de Genebra em menos de uma semana, pois, em 5 de outubro, a sede européia das Nações Unidas, localizada nesta cidade, anunciou um aumento de suas medidas de segurança.

A sede européia da ONU recebeu um alerta das autoridades suíças diante da possibilidade de que fosse alvo de um possível ataque terrorista.

Genebra é onde fica a sede das Nações Unidas na Europa --a maior instalação da ONU depois da de Nova York-- e reúne todas as agências humanitárias da instituição multilateral.

Em suas instalações trabalham mais de 4.000 pessoas e a cada ano recebe mais de 8.000 reuniões de diferentes níveis.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pacotes suspeitos
  • Leia o que já foi publicado sobre terrorismo em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre ameaças de bomba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página