Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2006 - 08h27

Polícia encontra 26 corpos de sunitas em Balad

Publicidade

da Folha Online

A polícia iraquiana encontrou neste domingo (15) os corpos de 26 árabes sunitas em diferentes bairros de Balad, 60 km ao norte de Bagdá.

Segundo forças policiais, os 26 corpos encontrados ontem à noite (14) tinham sinais de tiros.

Os corpos são de árabes sunitas que foram seqüestrados na sexta-feira (13) em uma localidade de maioria xiita, próxima a Balad.

O assassinato das 26 pessoas foi aparentemente uma vingança pelo seqüestro e assassinato de 14 operários xiitas na quinta-feira no norte de Bagdá, informou a polícia.

Violência

O Iraque está tomado por uma luta sangrenta entre muçulmanos xiitas e sunitas desde que uma bomba atingiu o templo xiita em fevereiro. Segundo as Nações Unidas, cerca de 100 iraquianos morrem de causas violentas todos os dias no país.

Na última segunda-feira (9), homens armados e usando uniformes de camuflagem mataram o irmão do vice-presidente do Iraque, o sunita Tareq al Hashemi. Ele foi o terceiro membro da família morto desde abril.

O presidente iraquiano, Nouri al Maliki, enfrenta uma pressão crescente --particularmente vinda da Casa Branca-- para acabar com as milícias sectárias, muitas das quais têm ligação com grupos do próprio governo. Elas são acusadas de se infiltrarem dentro da polícia, o que garantiria que ataques não seriam investigados.

Na semana passada, autoridades iraquianas desativaram uma unidade inteira da polícia devido à suposta cumplicidade do grupo com esquadrões da morte apontados como responsáveis por um seqüestro em massa no final de setembro.

Em mais uma tentativa de controlar a violência no Iraque, Maliki anunciou um plano para formar comitês em distritos de Bagdá que incluiriam representantes de partidos políticos, líderes religiosos e forças policiais e militares. O plano ainda está sob discussão.

Com Efe
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página