Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2006 - 10h05

Gripe aviária mata menino de 11 anos na Indonésia

Publicidade

da Folha Online

Um menino indonésio de 11 anos morreu de gripe aviária ontem à noite, informou neste domingo (15) um oficial de um centro de controle da doença do Ministério da Saúde do país. Com a morte, sobe para 53 o número de vítimas do vírus H5N1, causador da gripe aviária, na Indonésia.

O menino morreu em um hospital de Jacarta. Segundo o oficial , o garoto era "positivo para gripe aviária, o que faz os casos confirmados serem agora de 71, dos quais 53 morreram" no país.

O vírus foi detectado em testes feitos tanto pelos laboratórios do Ministério da Saúde local quanto da Unidade de Pesquisa Médica da Marinha dos Estados Unidos, baseada em Jacarta.

Indonésia

A Indonésia se tornou um dos principais locais de luta contra o vírus H5N1. O país é o campeão em número de mortes pela gripe aviária no mundo. A maioria das mortes ocorreu no começo deste ano.

A última vítima registrada foi admitida em um hospital na última quinta-feira (12), após ter tido contato com o frango morto de um vizinho.

O vírus já foi detectado em quase todas as Províncias da Indonésia. A maioria dos casos humanos da doença ocorreu após o contato com aves. Apesar do aumento no número de mortos no país, o governo indonésio ainda resiste a efetuar uma eliminação em massa de aves, citando a despesa e dificuldade da operação como motivos para a recusa.

Gripe aviária

A gripe aviária provocada pelo vírus H5N1 é transmitida de animais para humanos pelo ar [secreções respiratórias] e pelo contato com fezes e sangue dos animais contaminados. Mas é preciso uma quantidade muito grande de vírus para que um ser humano seja infectado.

Há risco de contaminação quando o vírus entra em contato com mucosa [como nariz, olhos e boca], por meio da respiração e da ingestão de carne mal cozida ou do sangue de animais doentes.

A pessoa infectada tem sintomas parecidos aos da gripe comum. Após entrar no corpo humano, o vírus H5N1 se dirige ao pulmão. Depois, rins e fígado também são afetados, o que pode levar o paciente a sofrer falência renal e hepatite. Em casos mais graves, a vítima pode morrer em cinco dias.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página