Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2006 - 07h53

Rússia aceita pedido de restrição de armas de Israel

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O governo russo aceitou um pedido de Israel para que as vendas de armas à região sejam verificadas de forma mais estrita, para que elas não cheguem às mãos de grupos terroristas.

A informação é do jornal israelense "Haaretz", que destaca a assinatura de um acordo entre os dois países com vistas à visita do primeiro-ministro do Estado judeu, Ehud Olmert, nesta terça-feira a Moscou.

Segundo o jornal, os termos do acordo são muito gerais, mas reconhecem a necessidade de um maior controle na venda de armas para que estas não cheguem a mãos de terceiros.

Embora não exista uma menção de casos particulares, o jornal destaca que durante a última guerra do Líbano, em julho e agosto, a guerrilha do Hizbollah obteve mísseis anti-tanque de fabricação russa, aparentemente vendidos à Síria há alguns anos.

Há um mês, Israel se queixou à Rússia que esses foguetes foram empregados contra suas forças, e solicitaram que Moscou se assegure que as armas que vende a Damasco não cheguem a terceiros.

Segundo o jornal, a Rússia aceitou restringir as condições de venda de armas, de modo que funcionários russos possam realizar visitas para verificar que não são transferidas a organizações terroristas.

Durante sua visita a Moscou, Olmert se reunirá com o presidente Vladimir Putin, com o ministro da Defesa, Serguei Ivanov, e com o de Exteriores, Serguei Lavrov.

As conversas serão centradas na cooperação da Rússia ao programa nuclear iraniano e as dificuldades no Conselho de Segurança da ONU para impor sanções a Teerã, embora não se espere uma mudança de postura por parte de nenhum dos dois governos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Rússia
  • Leia o que já foi publicado sobre Israel
  • Leia o que já foi publicado sobre vendas de armas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página