Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2006 - 10h55

Papa pede à igreja italiana que se oponha às uniões civis

Publicidade

da France Presse, em Verona
da Efe

O papa Bento 16 pediu nesta quinta-feira, em Verona (norte da Itália), que a Igreja Católica italiana lute com determinação contra qualquer lei que enfraqueça a família tradicional.

AP
Papa Bento 16 acena durante discurso na cidade de Verona, no norte da Itália
Papa Bento 16 acena durante discurso na cidade de Verona, no norte da Itália
O pedido foi feito para dirigentes políticos italianos e, em particular, diante de vários líderes da coalizão governamental de centro-esquerda, que solicitam o reconhecimento das uniões livres, heterossexuais e homossexuais.

Em seu primeiro encontro com a hierarquia da igreja italiana, que celebra seu Congresso Eucarístico, o papa convidou os católicos a "combater com determinação e clareza o risco de acolher políticas e leis que contradizem os valores fundamentais da natureza humana".

Livre arbítrio

Ontem, Bento 16 disse que a traição de Judas Iscariotes, que entregou Jesus por 30 dinares, evidencia que Deus "respeita nosso livre arbítrio", durante a catequese da audiência geral realizada na praça São Pedro.

O bispo de Roma afirmou que Jesus "não forçava Judas para que o seguisse, nem o prevenia das tentações de Satanás, respeitando a liberdade humana".

O sumo pontífice acrescentou que "as possibilidades de perversão do coração humano são muitas e o único modo de evitá-las consiste em não cultivar uma visão das coisas de maneira individualista, autônoma, mas colocando-se na posição de Jesus e assumindo seu ponto de vista".

Durante as tradicionais saudações aos peregrinos, o papa, ao se dirigir aos fiéis poloneses, lembrou que o aniversário da eleição de João Paulo 2º (em 16 de outubro de 1978) é comemorado nesta semana.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página