Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2006 - 09h04

Turquia envia soldados para missão de paz da ONU no Líbano

Publicidade

da Folha Online

Soldados e engenheiros civis turcos chegaram nesta sexta-feira a Beirute para se unir às forças de paz da ONU (Organização das Nações Unidas), fazendo da Turquia o primeiro país muçulmano a integrar a missão terrestre conjunta internacional em território libanês.

Dois navios militares atracaram no porto de Beirute às 9h [2h de Brasília]. Segundo autoridades turcas, os navios transportaram cerca de 95 soldados e engenheiros civis, assim como 46 caminhões, quatro veículos blindados, dezenas de escavadeiras, entre outros equipamentos.

Quatro horas mais tarde, outros 165 soldados turcos desembarcaram de um avião militar no aeroporto internacional de Beirute, totalizando o número de membros da missão turca em 260.

Vestidos em trajes militares, os integrantes da missão receberam as boas-vindas do embaixador da Turquia no Líbano, que esperava a equipe no aeroporto. Os soldados devem ser destacados na região de Tiro, sul do Líbano, para ajudar na reconstrução de pontes e estradas.

O conflito entre o Líbano e Israel terminou em 14 de agosto, com um acordo de cessar-fogo.

O governo turco informou no início deste mês que o número total de turcos no Líbano deve chegar a 681, entre soldados e civis. Um primeiro grupo de sete oficiais do Exército turco chegaram a Beirute no início desta semana. Uma equipe da Marinha também patrulha a região.

Críticas

A Turquia é o único país predominantemente muçulmano que faz parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e mantém laços estreitos com os EUA e com países árabes.

A ajuda turca à missão de paz no Líbano enfrentou oposição no Parlamento, devido ao receito de alguns legisladores de que as tropas turcas fossem envolvidas em confrontos contra muçulmanos para proteger Israel.

A comunidade armênia no Líbano também protestou contra a decisão da Turquia. Milhares dos cerca de 100 mil armênios no país realizaram uma manifestação em Beirute no último dia 12, em protesto contra o envio da missão turca ao Líbano.

As tropas de paz turcas serviram na Bósnia e em Kosovo, e lideraram operações na Somália e no Afeganistão.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre a guerra no Oriente Médio
  • Leia cobertura completa sobre soldados turcos
  • Leia cobertura completa sobre forças de paz da ONU
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página