Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2006 - 08h24

Iraque assumirá segurança de metade do país até julho

Publicidade

da Folha Online

O vice-premiê iraquiano, Barham Saleh, afirmou nesta segunda-feira que as forças iraquianas retomarão o controle de sete ou oito das 18 Províncias iraquianas até o final deste ano, mas pediu que as forças internacionais não "abandonem" o Iraque neste momento de transição.

"Acredito que a comunidade internacional não deve se abster", disse Saleh após reunir-se com o premiê britânico, Tony Blair. "Temos que ser realistas, mas não derrotistas. Sabemos que há urgência em lidar com muitos problemas do Iraque, mas não devemos entrar em pânico".

Segundo ele, o compromisso internacional ainda não chegou ao fim. "Por algum tempo, ainda precisaremos do apoio da comunidade internacional", afirmou Saleh.

A reunião com Blair em Downing Street acontece depois que autoridades da Defesa iraquiana disseram que o Iraque poderá assumir totalmente a segurança do país em um ano.

O escritório de Blair confirmou que o processo de passagem do controle da segurança para o Iraque prossegue "o mais rápido possível". "Há um processo de entrega do controle e transição em andamento. Obviamente, queremos que ele aconteça o mais rápido possível, mas ficaremos no Iraque até que ele termine", disse um porta-voz de Downing Street.

No entanto, o Reino Unido nega que Blair esteja "pressionando" o Iraque para traçar uma estratégia para a saída das tropas britânicas.

Saída

Autoridades britânicas afirmaram que esperam entregar o controle total da segurança no sul do Iraque em 2007, diminuindo o número de soldados no país de 7.000 para 3.000.

O ministro de Relações Exteriores Kim Howells disse ontem que o prazo de um ano seria "adequado para treinar soldados iraquianos" para assumir as tarefas das tropas britânicas.

"Eu ficaria muito surpreso se isso não acontecesse, considerando todo o trabalho das forças de coalizão", disse ele à rede de informações britânica BBC.

O Reino Unido entregou o controle da segurança na Província de Muthana em julho e na Província vizinha de Dhi Qar em setembro, mantendo o controle das Províncias de Basra e Maysan.

Segundo o Ministério da Defesa, o controle de Maysan deve ser entregue ao Iraque no próximo mês ou no início de 2007.

Confiança

Segundo Richard Sheriff, comandante das forças britânicas em Basra, seus soldados estão ganhando o apoio da população.

"Há um paradoxo aqui. Nós somos vistos como invasores, mas também como parte de uma solução", disse ele à BBC. "As pessoas da cidade percebem que as coisas não irão melhorar por mágica".

Um total de 119 soldados britânicos morreram desde a invasão do Iraque liderada pelos EUA, em 2003.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre tropas britânicas no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página