Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2006 - 16h05

Geórgia e Rússia discutem crise na próxima semana

Publicidade

da Folha Online

O ministro das relações exteriores da Geórgia, Gela Bezhuashvili, irá à Moscow na próxima semana para discutir a crise na relação entre seu país e a Rússia. O encontro, anunciado nesta terça-feira, será o primeiro contato entre oficiais de alto nível dos dois países desde o mês passado, quando se iniciou a crise mais séria entre Tbilisi e Moscow após o fim da União Soviética.

Bezhuashvili e o ministro das relações exteriores russo, Sergey Lavrov, conversaram por telefone e marcaram um encontro para 1º e 2 de novembro, quando também acontecerá uma conferência do grupo das Nações do Mar Negro (Black Sea Nations).

Após a Geórgia ter mantido presos temporariamente quatro supostos espiões russos, a Rússia respondeu com um bloqueio nos sistemas postal e de transportes entre os dois países, além de um novo aumento da repressão contra imigrantes georgianos na Rússia. Apesar da condenação de países ocidentais ao bloqueio, até agora o Kremlim se recusa a acabar com as sanções.

Na última sexta-feira (17), o presidente russo, Vladimir Putin, fez um alerta ao governo da Geórgia, que segundo ele arrisca-se a um "banho de sangue" se tentar recuperar o controle de regiões separatistas do país. O aviso foi feito em uma reunião de Putin com líderes da União Européia (UE), e acirrou ainda mais a crise entre os dois países.

A Rússia e a Geórgia tem uma história de tensões desde que se separaram em 1991 com o colapso da União Soviética. A tensão aumentou após o presidente georgiano Mikhail Saakashvili assumir o poder com as eleições de 2004, com uma plataforma que incluía a recuperação de regiões separatistas como a Abkházia --hoje controlada pela Rússia--, a aproximação com o Ocidente e a entrada do país na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Com Associated Press

Leia mais
  • Presidente russo alerta contra derramamento de sangue na Geórgia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Geórgia
  • Leia o que já foi publicado sobre a Rússia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página