Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2006 - 17h02

Incêndio criminoso avança fora de controle na Califórnia

Publicidade

da Folha Online

Chamas de um incêndio criminoso iniciado na madrugada de ontem continuam a varrer o sudeste da Califórnia nesta sexta-feira, alimentadas pela vegetação seca e pelos fortes ventos. Mais de 1.700 bombeiros lutam contra o fogo [fora de controle] que já queimou 24 mil hectares, forçou a retirada de centenas de pessoas e ameaça zonas residenciais.

AP
Bombeiro luta contra as chamas do "Esperanza Fire" na Califórnia
Bombeiro luta contra as chamas do "Esperanza Fire" na Califórnia
Quatro bombeiros já morreram e o oficial Pablo Cerda, 23, continua em estado crítico, com queimaduras em mais de 90% do corpo. Segundo os médicos, as chances de sobrevivência de Cerda são mínimas.

Os cinco bombeiros foram engolidos pelas chamas enquanto tentavam salvar uma casa ontem.

Oficiais do Corpo de Bombeiros da Califórnia afirmaram que incêndios em terra selvagem são os mais perigosos porque as condições deste tipo de região pode mudar sem dar sinais. A morte dos cinco oficiais dá uma idéia da ameaça: as chamas atingiram os bombeiros tão rapidamente que não houve tempo para encontrar abrigo ou usar escudos de proteção.

Ato criminoso

Autoridades informaram que o fogo, apelidado de "Esperanza Fire", foi iniciado deliberadamente, e que o responsável poderá ser acusado de assassinato. Há uma recompensa de US$ 100 mil para quem encontrar o criminoso.

Previsões para o controle das chamas não são otimistas: o vento quente e seco deverá continuar a uma velocidade de até 64 km/h pelo menos até amanhã, e os bombeiros estão enfrentando dificuldades para trazer água para a região afetada.

O incêndio já se espalhou para uma distância de 24 km do local onde se iniciou. O fogo começou em uma área coberta de arbustos por volta da 1h da manhã de quarta-feira. Cerca de 700 pessoas foram removidas da região, segundo informou o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.

O fogo também isolou cerca de 400 pessoas em um estacionamento de trailers. A única estrada de acesso ao local foi dominada pelas chamas. Os moradores estão colaborando com os bombeiros que tentam controlar o incêndio.

Temporada de incêndios

O centro nacional de combate ao fogo dos Estados Unidos afirmou em julho deste ano que o país vive a pior temporada de incêndios da década.

Desde que o ano começou até julho, 1,98 milhão de hectares arderam em chamas em todo o país, número que supera o 1,94 milhão de hectares queimados no ano de 2004, o último recorde.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Incêncio que matou 4 na Califórnia pode ter sido criminoso

    Especial
  • Veja a galeria de fotos do incêndio que atinge o sul da Califórnia
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios criminosos
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios na Califórnia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página