Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2006 - 08h00

Vitória democrata deve alterar administração Bush, diz pesquisa

Publicidade

ANDREA MURTA
da Folha online

Caso consigam maioria no Congresso após as eleições nos Estados Unidos em 7 de novembro, os democratas devem iniciar alterações que vão atingir diretamente a atual administração dos EUA. O público americano vê como prováveis ações democratas a fixação de um prazo para retirada das tropas do Iraque (82%) e a investigação do presidente George W. Bush (74%), segundo pesquisa do Instituto Gallup e do jornal "USA Today", que entrevistou 1.002 americanos maiores de 18 anos entre os dias 20 e 22 deste mês.

Outros 70% dos entrevistados disseram que os democratas agirão na economia, elevando o salário mínimo e, ao mesmo tempo, aumentando os impostos federais (63%). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa do Gallup oferece o cenário que eleitores dizem imaginar no momento em que parece iminente a derrota dos republicanos nas urnas. Duas pesquisas de opinião divulgadas na última quarta-feira deram 11 pontos de vantagem aos democratas sobre os republicanos, a menos de duas semanas da eleição.

Na pesquisa do instituto Zogby e da agência de notícias Reuters, que ouviu 1.013 eleitores, 44% disseram que vão votar no Partido Democrata e 33%, no Republicano.

Já na pesquisa do instituto independente Pew Research Center, apesar da variação dos números, a diferença entre os dois partidos foi a mesma do levantamento da Reuters: 49% para os democratas e 38% para os republicanos --os mesmos 11 pontos de vantagem.

Aprovação

Em uma outra pergunta, a pesquisa Gallup quis saber se seus entrevistados apoiariam as prováveis medidas tomadas pelos democratas em caso de vitória em novembro, e, na maioria dos casos, a resposta foi afirmativa.

Além de dizerem que seria provável, a fixação de um prazo para a retirada das tropas americanas no Iraque foi também considerada positiva para 63% do público entrevistado. Aprovariam a condução de investigações sobre a administração Bush 51% dos entrevistados. E outros 86%, o maior índice de aprovação encontrado na pesquisa, disseram ser favoráveis à elevação do salário mínimo.

Já as possíveis medidas de diminuição dos esforços na luta contra o terrorismo, a derrubada da legislação do "Patriot Act" (lei antiterrorista adotada pelo Congresso após os atentados do 11 de Setembro para ampliar os poderes das forças de segurança dos EUA) e a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo não são vistas com bons olhos pela maioria dos americanos. Além de responderem que há pouca possibilidade de os democratas tomarem estas medidas, o eleitorado ainda se colocou contrário a elas.

O aumento dos impostos federais é outra ação reprovável para a maior parte dos entrevistados.

Guerra eleitoral

O instituto Gallup inferiu algumas conclusões após estudar os resultados da pesquisa que podem ajudar republicanos --e também democratas-- a elaborarem as melhores estratégias na guerra eleitoral de 2006.

Com base nos dados, o instituto indica que os republicanos se beneficiariam se enfatizassem que os democratas, caso eleitos, aumentariam os impostos federais nos Estados Unidos. Essa é uma medida que o público diz acreditar que os democratas tomariam, mas que é rejeitada pela maioria dos entrevistados.

Já apelar para o temor de que democratas não invistam na luta contra o terrorismo não é, segundo o Gallup, uma estratégia aconselhável. O instituto diz que, apesar de o discurso republicano já explorar o medo do público com relação a esse ponto, a maioria das pessoas não acredita que a oposição tomaria estas medidas caso seja eleita em novembro.

O mesmo se dá com o discurso de que democratas legalizariam o casamento gay: será difícil convencer os eleitores (em sua maioria contrários à medida) de que os democratas vão mesmo aprovar novas leis a respeito.

Os democratas, por sua vez, podem se valer do apoio popular demonstrado na pesquisa a medidas como a elevação do salário mínimo e a fixação de um prazo para a retirada das tropas do Iraque para conseguir ganhar ainda mais votos.

Se o público já vê tais medidas como prováveis em caso de vitória da oposição, não será difícil usar as dicas proporcionada pelo levantamento Gallup em discursos de campanha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os republicanos
  • Leia o que já foi publicado sobre os democratas
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página