Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 08h15

Soldados dos EUA mortos no Iraque chegam a cem em outubro

Publicidade

da Folha Online

O Exército dos EUA anunciou nesta segunda-feira que as baixas de soldados americanos no Iraque chegaram a cem no mês de outubro. Também hoje, ao menos 31 pessoas morreram em um ataque a bomba que teve como alvo um grupo de trabalhadores xiitas.

A explosão, ocorrida em uma região xiita de Sadr City, atingiu um grupo de homens que procuravam emprego como trabalhadores da construção. Ao menos outras 51 pessoas ficaram feridas na explosão, segundo o comandante de polícia Hashim al Yasiri.

Sadr City é um bastião das Brigadas de al Madhi, fiéis ao clérigo radical xiita Muqtada al Sadr, e tem sido cenário de repetidos ataques a bomba realizados por membros da rede Al Qaeda, que visam incitar a vingança xiita e levar o país a um conflito civil.

Reuters
Garotos iraquianos olham sangue após ataque que matou 31
Ali Abdul Ridha, que ficou ferido na cabeça e em um dos ombros, relatou que esperava em uma fila de emprego ao lado do irmão e de cerca de cem pessoas quando viu uma explosão que a fez "perder a visão de tudo ao redor".

Forças americanas e iraquianas mantêm um cerco a Sadr City desde a semana passada, quando foi realizada uma operação para capturar um seguidor de Al Sadr, apontado como responsável pela ação de esquadrões da morte. O suspeito não foi achado.

A última grande explosão em Sadr City aconteceu em 23 de setembro, quando uma bomba matou ao menos 35 pessoas que esperavam para abastecer seus veículos em um posto de gasolina, pouco antes do início do Ramadã [mês sagrado muçulmano].

Além das mortes entre civis, outubro já é o quarto mês com maior registro de mortes entre soldados americanos desde o início da guerra, em março de 2003.

Os outros três meses mais violentos são: janeiro de 2005 (107 mortes), abril de 2004 (135 mortes) e novembro de 2004 (137 mortes).

O Exército dos EUA identificou a mais recente vítima como um marine do 5º Grupo de Combate Regimental. Ele teria morrido em combate em Anbar (oeste de Bagdá) no último domingo. A identidade do marine ainda não foi divulgada pelo Exército.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre soldados dos EUA no Iraque
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página