Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2006 - 16h40

Congo alerta para retomada da violência após eleição

Publicidade

da Folha Online

Autoridades do Congo alertaram nesta terça-feira para a ameaça de retomada da violência no país, após resultados falsos para as eleições do último domingo (29) circularem entre simpatizantes de candidatos concorrentes.

Diplomatas ocidentais e representantes das Nações Unidas --que têm no Congo sua maior força de paz no mundo-- temem que a violência entre apoiadores dos dois candidatos à Presidência do país ressurja nos próximos dias.

Disputaram as eleições Joseph Kabila, atual presidente, e o ex-rebelde Jean-Pierre Bemba. Exércitos privados dos dois candidatos lutaram nas ruas de Kinshasa durante três dias no mês de agosto, em uma batalha que deixou mais 30 pessoas mortas. Os dois exércitos estão hoje de volta na cidade, aguardando o resultado das eleições.

Desde domingo, e-mails e mensagens de texto transmitidas por telefones circularam entre os eleitores apresentando supostos detalhes dos resultados da votação --ainda não apurados. Um dos e-mails, enviado para diplomatas, jornalistas e oficiais da ONU no dia 24 de outubro, continha uma tabela detalhada dos resultados quase uma semana antes da eleição.

O chefe da comissão eleitoral do Congo, Apollinaire Malu Malu, disse nesta terça-feira que a comissão estava preocupada com as falsas proclamações de resultado, que poderiam provocar novos conflitos armados.

Mortes

No domingo, duas pessoas que trabalhavam nas eleições foram mortas por um soldado na vila de Fataki, leste do Congo. A resposta veio na forma de uma revolta popular que destruiu postos policiais e destruiu 25 mil cédulas eleitorais.

O soldado responsável, que supostamente estava bêbado na hora dos assassinatos, foi condenado à morte por um tribunal militar, de acordo com informações da ONU transmitidas por rádio.

Hoje, novas eleições foram realizadas em Bumba, no norte do país, onde outros conflitos marcaram a votação de domingo.

O resultado final da apuração dos votos deve ser divulgado no dia 19 de novembro. No primeiro turno, Kabila venceu com 45% dos votos, contra 20% de Bemba. Analistas afirmam que o resultado do segundo turno será mais apertado, o que pode encorajar uma contestação violenta.

Com Reuters

Leia mais
  • Após votação tranqüila, população queima cédulas no Congo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Congo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página