Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2006 - 15h59

Violência no Iraque gera deslocamento de 50 mil pessoas por mês

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 50 mil pessoas estão fugindo de suas casas no Iraque a cada mês e centenas de milhares de outras pessoas podem fazer o mesmo, caso a violência sem controle permaneça no país. A informação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR na sigla em inglês) foi divulgada nesta sexta-feira.

"Nós tememos que mais centenas de milhares de pessoas, que aguardam que a situação melhore, estejam prontas para deixar o país", disse o porta-voz da UNHCR, Ron Redmond, em Genebra (Suíça).

Até agora, 1,6 milhão de pessoas já deixaram suas casas em deslocamento interno e 1,8 milhão já saíram do Iraque em direção a países vizinhos, como Jordânia, Egito, Síria, Líbano e Irã, segundo o UNHCR.

Redmond disse que as pessoas estão fugindo de suas casas em números cada vez maiores. Segundo ele, ataques da insurgência iraquiana, violência nas ruas e a explosão do conflito sectário, desencadeado após o ataque a um santuários xiita em fevereiro deste ano, em Samarra, faz com que as pessoas busquem abrigo na casa de familiares, vizinhos e até mesmo de estranhos.

Muitos dos deslocados foram hospedados por familiares, comunidade locais e grupos religiosos, não necessariamente ONGs de ajuda humanitária, segundo o UNHCR.

"O conjunto de necessidades e a violência contínua incapacitam as ações das organizações internacionais", disse Redmond.

A Organização Internacional para Migração (IOM, da sigla em inglês) fez um apelo nesta sexta-feira por US$ 20 milhões. O dinheiro seria usado na distribuição de comida, água e outros suprimentos para os deslocados e para a famílias que os hospedam .

"A maioria dos deslocados vive em condições inadequadas, não tem dinheiro para pagar nenhum tipo de aluguel e enfrenta a 'super população' nas casas onde estão abrigados", informou a IOM, que cita dados fornecidos por três governadores do Iraque.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o UNHCR
  • Leia o que já foi publicado sobre a violência no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página