Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2006 - 23h24

López Obrador nomeia gabinete de seu governo paralelo

Publicidade

da Efe, na Cidade do México

O líder da esquerda mexicana, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta sexta-feira (3/11) os integrantes do gabinete de sua presidência paralela, que pretende iniciar seus trabalhos no dia 20 de novembro.

López Obrador, que em setembro foi proclamado por uma multidão como presidente legítimo do país, foi derrotado nas urnas pelo conservador Felipe Calderón em julho por uma pequena diferença, mas não reconhece os resultados alegando que as eleições foram fraudadas.

A lista dos 12 integrantes do gabinete foi anunciada em um ato na Cidade do México na presença de Obrador, que pretende exercer uma presidência itinerante e crítica ao governo de Calderón, que assumirá em 1º de dezembro.

Entre os secretários que acompanharão López Obrador estão personagens da esquerda mexicana e ex-funcionários federais e da prefeitura da capital federal. O trabalho deles será elaborar propostas em diversas áreas que deverão ser levadas ao Congresso.

O ex-vice-ministro mexicano de Relações Exteriores durante o início do Governo do presidente Vicente Fox, Gustavo Iruegas, será o secretário de Relações Internacionais.

Bernardo Bátiz, atual procurador de Justiça da Prefeitura da capital, que López Obrador governou entre 2000 e 2005, ocupará a secretaria paralela de Segurança e Justiça.

Outras pastas são as de Relações Políticas, Honestidade e Austeridade, Fazenda Pública, Desenvolvimento Econômico e Ecologia, Patrimônio Nacional, Trabalho, Bem-estar Social, Educação, Saúde e Habitação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Manuel López Obrador
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página