Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2006 - 22h15

Guerrilheiros reivindicam explosões na Cidade do México

Publicidade

da Folha Online

Uma coordenadoria de grupos guerrilheiros reivindicou nesta segunda-feira, por meio de um comunicado, a explosão de três bombas e a colocação de outras duas que não explodiram hoje na Cidade do México.

"Assumimos plena responsabilidade por estes fatos e oferecemos sentidas desculpas aos cidadãos que tenham sido subtraídos de seu cotidiano", diz o comunicado, assinado pela Coordenação Revolucionária. Entre os grupos dessa coordenadoria estão o Movimento Revolucionário Lúcio Cabañas Barrientos, Tendência Democrática Revolucionária-Exército do Povo, Organização Insurgente Primeiro de Maio, Brigada de Justiçamento 2 de Dezembro e Brigadas de Libertação Populares.

Ao menos três explosões simultâneas aconteceram na madrugada de hoje na sede nacional do Partido Revolucionário Institucional (PRI), do Tribunal Eleitoral na Cidade do México, e em um escritório bancário, disseram fontes da Secretaria de Segurança Pública.

O Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF) está localizado no sul da capital e a sede nacional do PRI fica no bairro de Buenavista.

Crise social

As explosões ocorrem no momento em que o México vive uma grave crise social em Oaxaca, 450 quilômetros ao sul da capital, que forçou o posicionamento na cidade de milhares de agentes da Polícia Federal Preventiva (PFP).

Além disso, quatro novos magistrados foram nomeados há poucas horas como parte de uma renovação do Tribunal Eleitoral mexicano nos próximos dias.

O organismo foi encarregado de analisar as impugnações e designar o vencedor das eleições presidenciais de 2 de julho, nas quais Felipe Calderón venceu o esquerdista Andrés Manuel López Obrador por uma diferença de apenas 231 mil votos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cidade do México
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página