Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2006 - 15h04

Sérvia marca eleições legislativas; status Kosovo está indefinido

Publicidade

da France Presse

Os principais partidos políticos sérvios chegaram a um consenso nesta quinta-feira para estabelecer eleições legislativas no país no dia 21 de janeiro. Com a data da eleição, poderá ser adiada a definição do futuro estatuto sobre a independência da Província de Kosovo.

Ainda não foi definida a data das eleições presidenciais, informou o líder socialista Zoran Andjelkovic à imprensa. As eleições serão possíveis após a adoção de uma nova Constituição, proclamada ontem no Parlamento. O texto da Constituição foi aprovado em um referendo popular realizado no mês passado.

A nova Constituição substitui a Carta promulgada em 1990, sob o regime autoritário de Slobodan Milosevic e, pela primeira vez desde 1918, define a Sérvia como um país independente, refletindo assim o desmantelamento da Iugoslávia (que culminou em maio passado com a independência de Montenegro).

A nova Constituição da Sérvia estabelece a soberania do país sobre Kosovo, considerando-o uma parte inalienável da Sérvia.

Kosovo

O Kosovo, que vem sendo administrado pelas Nações Unidas desde 1999 --após o conflito entre as forças sérvias e os separatistas albaneses que vivem na região, é uma província sérvia apenas formalmente.

Todos os partidos sérvios, dos democratas aos ultranacionalistas, pediram o voto pelo "sim" no referendo que aprovou a Constituição no mês passado, embora os albaneses, que representam mais de 90% dos dois milhões de habitantes de Kosovo, querem a independência e poderão consegui-la quando for definido o novo estatuto da Província.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Sérvia
  • Leia o que já foi publicado sobre Kosovo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página