Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2006 - 08h43

Polícia alemã detém 16 neonazistas após ataque a sinagoga

Publicidade

da Efe, em Berlim

A polícia alemã deteve na noite de ontem 16 jovens neonazistas em Frankfurt, acusados de provocar distúrbios em frente a uma antiga sinagoga transformada em monumento, no aniversário da Noite dos Cristais --marco histórico do Holocausto judeu na Alemanha nazista.

Os jovens arrancaram flores, pisotearam as velas colocadas junto ao monólito que lembra a antiga sinagoga e receberam os policiais com gritos de "Sieg Heil" ["Viva a vitória", a saudação mais característica dos nazistas alemães]. Chegou a haver um confronto com os agentes.

Um porta-voz policial informou hoje que cerca de 200 neonazistas de 15 a 24 anos de idade, em sua maioria "indivíduos conhecidos da extrema direita", se concentraram junto ao monumento para comemorar o aniversário da Noite dos Cristais, 9 de novembro de 1938.

Na noite histórica, após um acalorado discurso anti-semita do então ministro de propaganda nazista Josef Goebbels na Prefeitura de Munique, centenas de nazistas queimaram dezenas de sinagogas e lojas de comerciantes judeus em toda a Alemanha.

A polícia de Munique informou que os militantes de extrema direita respeitaram, até o momento, a proibição de manifestações ou reuniões junto à nova sinagoga da cidade, que foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre anti-semitismo
  • Leia o que já foi publicado sobre o Holocausto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página