Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2006 - 09h27

Premiê israelense se reúne com Bush nos EUA

Publicidade

da Efe

O premiê israelense, Ehud Olmert, viajará neste sábado aos Estados Unidos para se reunir com o presidente George W. Bush e participar do encontro anual das comunidades judias americanas, em Los Angeles. Oficiais do governo de Israel confirmaram que Olmert deixará Israel esta noite, após o repouso de sábado, em que os funcionários públicos não podem viajar.

Será a segunda reunião do premiê com Bush desde que assumiu o poder, em março. Na agenda estão as perspectivas para retomar o processo de paz no Oriente Médio, hoje estagnado.

Israel teme que a vitória dos democratas nas eleições de terça-feira nos EUA altere a política de Bush no Oriente Médio. A oposição pode pressionar por concessões aos palestinos, mesmo com o movimento extremista islâmico Hamas (considerado terrorista pelo Ocidente) no governo.

Além disso, diferentes analistas explicaram nos últimos dias que os objetivos dos EUA no Oriente Médio podem mudar nos próximos dois anos. Israel corre o risco de deixar de ser o centro de interesse da diplomacia americana na região.

Olmert também se reunirá em Washington com outros altos funcionários do governo. Depois, vai a Los Angeles para a convenção anual das comunidades judaicas no país.

A ministra de Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni, que está em Los Angeles desde sexta-feira, disse à imprensa que o anúncio do primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, de que está disposto a renunciar, é um sinal positivo. Ela disse que vai apoiar o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e a solução de "dois Estados para dois povos".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ehud Olmert
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo palestino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página