Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2006 - 08h21

Indonésia registra o 56º caso de morte por gripe aviária

Publicidade

da Efe, em Jacarta

Uma criança de dois anos e meio morreu nesta segunda-feira na Indonésia após ser infectada com o vírus H5N1 da gripe aviária, o que eleva para 56 o número de vítimas mortais pela doença no país, informaram fontes do Ministério da Saúde local.

A criança, que morava na periferia de Jacarta, foi hospitalizada ontem com sintomas da doença, que incluíam febre alta e problemas respiratórios.

A última morte na Indonésia pelo vírus H5N1 --a mais letal das cerca de 15 cepas da gripe aviária conhecidas-- havia sido uma mulher de 27 anos de Java Central, que morreu há um mês.

Desde o surgimento da doença na Indonésia, em 2005, o número de casos e mortes não pára de aumentar. O ministro da Agricultura, Anton Apriyantono, anunciou no final do mês passado o controle à criação de aves de curral domésticas nas áreas residenciais para impedir a propagação da doença, medida que se soma às vacinações impostas em exercícios anteriores.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) calcula que aproximadamente 200 milhões de aves são criadas em pequenos currais no arquipélago indonésio, povoado por 240 milhões de habitantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza em 256 o total de casos de gripe aviária em humanos no mundo desde que a doença reapareceu na Ásia, em dezembro de 2003. Deste total de infectados, 152 morreram.

Na lista da OMS estão Azerbaijão (5 mortos), Camboja (6), China (14), Egito (7), Indonésia (56), Iraque (2), Tailândia (17), Turquia (4) e Vietnã (42).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página