Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2006 - 08h31

Premiê de Israel se reúne com Bush nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O premiê de Israel, Ehud Olmert, se reunirá hoje com o presidente dos EUA, George W. Bush, na Casa Branca em uma visita que deve medir a continuidade do apoio americano aos israelenses após a derrota republicana nas eleições para o Congresso.

A visita de Olmert aos Estados Unidos, que deverá durar cinco dias, foi marcada para discutir a situação do Irã --complicada pela insistência do país árabe em manter seu programa nuclear-- e as relações de Israel com o governo palestino no Oriente Médio.

Além de Bush, Olmert se reúne também com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e com outros oficiais em Washington. O premiê afirmou que as ambições nucleares do Irã são a pauta prioritária de sua agenda nos EUA.

Palestinos

Neste domingo, o ministro das relações exteriores palestino, Mahmoud Zahar, que pertence à organização extremista islâmica Hamas, aceitou uma proposta árabe para uma conferência de paz com Israel, segundo informaram diplomatas.

A aceitação é um importante passo para o Hamas --que se recusa a reconhecer o Estado de Israel-- na tentativa de negociar um fim para os conflitos com país.

Em Israel, as preocupações se voltam também para o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que vem reiterando ameaças ao país.

Assim como os EUA, Israel duvida da afirmação do Irã de que busca apenas produzir energia com seu programa de enriquecimento de urânio, e temem que os iranianos pretendam construir uma bomba nuclear.

Mudança de Poder

Outra preocupação israelense se refere à derrota republicana nas urnas e seu impacto no apoio dos EUA ao Estado judeu. O temor é que, à medida em que a opinião pública americana se volta contra a Guerra do iraque, Bush se torne menos inclinado a tomar medidas militares ou mesmo diplomáticas contra o Irã.

Ontem, Olmert afirmou, por meio de uma porta-voz, que o Irã não retrocederá em suas ambições nucleares a não ser que tema as conseqüências de sua "intransigência".

Apesar disso, o premiê negou que Israel esteja preparando uma ofensiva militar contra o programa nuclear iraniano. O ministro das Relações Exteriores do Irã, por sua vez, disse que reagiria "rápida e devastadoramente" a qualquer ação militar israelense contra Teerã.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ehud Olmert
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear do Irã
  • Leia cobertura completa sobre as eleições americanas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página