Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2006 - 11h34

Abbas discute novo governo palestino com rei da Jordânia

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reuniu nesta terça-feira com o rei Abdullah 2º, da Jordânia, para discutir a formação do novo governo palestino.

Segundo fontes do governo, durante o encontro, o rei jordaniano disse a Abbas que o boicote econômico imposto pelos países ocidentais ao governo palestino do Hamas deve ser suspenso.

No domingo (12), ministros de Relações Exteriores árabes concordaram em dar fim ao bloqueio e pediram a bancos internacionais que retomem o envio de ajuda financeira aos palestinos.

A comunidade internacional exige que o governo palestino renuncie à violência e reconheça o Estado de Israel --condições rejeitadas em várias ocasiões pela liderança do Hamas.

Abdullah 2º disse ainda, durante reunião com Abbas, que aprova a formação de um governo palestino de coalizão, por acreditar que o governo de união irá "fortalecer o povo palestino".

Abbas, que chegou ontem à Jordânia, deve partir para o Egito ainda nesta terça-feira.

Acordo

O Hamas e o Fatah concordaram ontem na escolha do professor universitário Mohammed Shbair, 60, como candidato a premiê, em um sinal de progresso após meses de confrontos.

O acordo entre os dois grupos é o principal sinal de progresso nas negociações, que já duram meses. Não ficou claro se o novo governo, que poderá ser nomeado em uma semana, será aceito pelos países ocidentais, principalmente se mantiver a recusa em reconhecer Israel.

O Hamas e o Fatah esperam que a escolha de Shbair, um intelectual com doutorado em microbiologia na Universidade de Virgínia Ocidental (EUA), ajudará a persuadir Israel e os países ocidentais a suspenderem as sanções econômicas impostas depois que o Hamas obteve o controle do Parlamento palestino, nas eleições de janeiro último.

Tanto Israel quanto os EUA deram sinais nesta segunda-feira de que desejam dialogar com o governo palestino caso ele adote uma postura mais moderada, mas exigem ver o programa do novo governo de coalizão antes de expressar sua posição a respeito.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, afirmou após s reunir ontem na Casa Branca com o presidente dos EUA, George W. Bush, que tentará se reunir com Abbas em breve.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre o rei Abdullah 2º
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página