Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2006 - 16h01

Congo elege Joseph Kabila para a Presidência com 58% dos votos

Publicidade

da Efe

O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, foi declarado vencedor com 58% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais, realizado em 29 de outubro, segundo os dados publicados nesta quarta-feira pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) após a conclusão da apuração.

Seu rival, o vice-presidente do país, Jean-Pierre Bemba, obteve 42% dos votos, segundo a CEI, que tem até domingo para publicar os resultados finais e proclamar o vencedor do segundo turno. A comissão eleitoral publicou hoje em seu site os números correspondentes a 100% da apuração nas 169 circunscrições eleitorais do país.

No primeiro turno das eleições, realizado em 30 de julho, Kabila obteve 44,81% dos votos e Bemba, 20,03%. Em ambos os turnos, os partidários de Bemba denunciaram irregularidades na apuração e rejeitaram os resultados parciais, que colocavam Kabila à frente.

Após a apresentação das possíveis impugnações, a Corte Suprema anunciará os dados definitivos antes de 30 de novembro.

Os analistas não descartam, no entanto, a possibilidade de que possam se repetir os distúrbios que ocorreram ao serem divulgados os resultados da apuração do primeiro turno. Homens armados a serviço de Kabila e de Bemba se enfrentaram nas ruas de Kinshasa durante três dias em agosto. Trinta pessoas morreram nos choques.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Congo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página