Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2006 - 13h38

Ministro sírio visita Iraque pela 1ª vez desde a queda de Saddam

Publicidade

da Efe, em Bagdá

O ministro de Assuntos Exteriores da Síria, Walid al Moualem, realiza neste domingo uma visita oficial ao Iraque, a primeira de um ministro sírio ao país desde a queda do regime do presidente iraquiano Saddam Hussein, em 2003.

Moualem tratará com os responsáveis iraquianos de assuntos relativos à cooperação em matéria de segurança. A expectativa é que ele anuncie o reatamento das relações diplomáticas depois de mais de 20 anos de ruptura, segundo fontes oficiais iraquianas.

O governo do Iraque considera de "especial importância" a visita de Moualem para a melhora das relações, após as acusações iraquianas e dos Estados Unidos contra a Síria de não fazer o suficiente para impedir a infiltração de terroristas estrangeiros no Iraque, acrescentaram as fontes.

A visita do titular de Exteriores sírio coincide com chamados nos EUA a favor de um papel sírio e iraniano no restabelecimento da segurança no Iraque e o apoio ao plano de reconciliação nacional do primeiro-ministro iraquiano, o xiita Nouri al Maliki.

A Síria, que se opõe abertamente à presença de forças estrangeiras no Iraque, rejeitou em várias ocasiões as acusações de permitir a infiltração de terroristas no país vizinho através da fronteira comum.

Durante sua presença em Bagdá, o chefe da diplomacia síria será recebido por Maliki e se reunirá com o presidente iraquiano, o curdo Jalal Talabani, e com o ministro de Assuntos Exteriores, o também curdo Hoshyar Zebari.

Damasco rompeu relações diplomáticas com Bagdá em 1982, após acusar o Iraque de incitar as revoltas protagonizadas naquele ano pelos Irmãos Muçulmanos na Síria. Além disso, A Síria foi o único país árabe que apoiou Teerã na guerra entre Irã e Iraque (1980-1988).

Ambos os países restabeleceram suas relações comerciais nos últimos anos do regime de Saddam Hussein, mas desde sua derrocada, em abril de 2003, nenhum ministro sírio tinha visitado Bagdá.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página