Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2006 - 22h59

Muçulmanos são retirados de avião e detidos nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Seis clérigos muçulmanos que foram retirados de um vôo com destino a Phenix em um aeroporto em Minneapolis pediram apoio nesta quarta-feira para boicotar a companhia aérea US Airways. Os clérigos foram retirados do avião e impedidos de voar depois que três deles fizeram orações noturnas antes de embarcar.

Os demais passageiros e oficiais de segurança do aeroporto classificaram o comportamento dos muçulmanos de "suspeito". Segundo redes de TV, eles se assustaram quando os clérigos repetiram a palavra "Alá".

Segundo Omar Shahin, presidente da Federação de Imãs (clérigos muçulmanos) da América do Norte, que foi um dos passageiros impedidos de voar, o incidente se deveu à discriminação contra muçulmanos.

O porta-voz do Conselho de Relações Americanas-Islâmicas Ibrahim Hooper, afirmou que a discriminação contra os muçulmanos, ou contra pessoas tomadas por muçulmanos, é um problema crescente. Ele disse que os seis clérigos irão apresentar uma queixa formal pelo incidente.

Um gerente da US Airways citou como comportamentos "estranhos" dos clérigos o fato de que três deles não tinham passagens de volta e não despacharam bagagem. Alguns deles também pediram extensões para os cintos de segurança do avião, apesar de a atendente de vôo não "achar que eles precisavam".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre clérigos muçulmanos
  • Leia o que já foi publicado sobre a US Airways
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página