Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2006 - 11h46

ANP confirma retirada do Exército israelense da faixa de Gaza

Publicidade

da Efe

A ANP (Autoridade Nacional Palestina) confirmou que as tropas israelenses deixaram suas posições na faixa de Gaza, o que já havia sido anunciado neste domingo por fontes militares de Israel quando a retirada aconteceu.

O recuo foi ordenado depois que o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, informou ontem o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, de um acordo entre as facções palestinas, o qual fixou um cessar-fogo que entrou em vigor hoje; horas depois, no entanto, já tinha sido violado pelos braços armados do Hamas e da Jihad Islâmica.

Abbas ordenou às forças de segurança da ANP que patrulhem o norte de Gaza, sobretudo a região de Beit Hanoun, para impedir os milicianos de dispararem foguetes Qassam contra localidades vizinhas, no sul de Israel.

Milicianos da Jihad Islâmica e do Hamas se responsabilizaram hoje pelo lançamento, após a entrada em vigor do cessar-fogo, de pelo menos cinco foguetes Qassam contra o povoado israelense de Sderot, segundo fontes israelenses.

As tropas israelenses que deixaram a faixa de Gaza, agora estacionadas nas cercanias desse território, não responderam a estes ataques, pois o primeiro-ministro, Ehud Olmert, ordenou "contenção", a fim de dar uma chance à consolidação do cessar-fogo.

Leia mais
  • ANP ordena que forças palestinas controlem cessar-fogo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página