Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2006 - 12h48

Para Irã, saída das tropas dos EUA do Iraque é condição para paz

Publicidade

da Folha Online

Pouco depois do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, condicionar a participação do Irã no Iraque ao abandono do programa nuclear de Teerã, o líder iraniano supremo, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta terça-feira que a solução para a violência no país árabe é a retirada total das tropas estrangeiras.

O líder iraniano culpou os EUA pelo estado de caos no Iraque. "O primeiro passo para resolver a instabilidade no Iraque é a retirada de seus ocupantes do país e a transferência da responsabilidade sobre a segurança para o governo popular local", disse Khamenei.

O presidente do Iraque, Jalal Talabani, chegou nesta segunda-feira (27) a Teerã para dois dias de negociação com oficiais do governo do Irã em busca de apoio para conter a crescente violência sectária no país.

O Irã, de maioria xiita, é conhecido por ter grande influência sobre a população xiita do Iraque, que também é maioria. Talabani foi convidado ao Irã pelo presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, que quer aumentar o papel iraniano no Iraque para se contrapor à influência americana na região do Golfo.

Obrigação religiosa

O encontro de hoje entre o aiatolá e Talabani ocorre apenas um dia antes de uma reunião entre Bush e o premiê iraquiano, Nouri al Maliki, que deverá ser realizada na Jordânia. Khamenei afirmou durante o encontro que considera uma obrigação "religiosa e humanitária" trabalhar para a paz no Iraque, segundo relatou uma TV local.

"Se solicitado pelo governo do Iraque, o Irã não poupará esforços para contribuir na estabilização e segurança do país", disse o líder.

Ele afirmou ainda que os americanos tramam contra o Iraque. "Seus agentes no solo são os terroristas, os excomungados [supostamente referindo-se aos funcionários expulsos do serviço civil na época da invasão americana] e os antigos membros do Baath [partido de Saddam Hussein].

O Irã quer organizar um encontro entre os presidentes Ahmadinejad, Talabani e Bashar Assad (da Síria), mas Damasco ainda não deu uma resposta oficial ao convite de Teerã.

Os Estados Unidos acusaram o Irã de fornecer verba, armas e treinamento para a milícia xiita no Iraque, o que é negado por Teerã.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Bush condiciona ajuda do Irã no Iraque a fim de programa nuclear
  • Hizbollah treina guerrilheiros para lutarem no Iraque, diz NYT

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Irã
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página