Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2006 - 04h18

Comissão vai recomendar retirada de tropas do Iraque, diz New York Times

Publicidade

da Efe, em Washington

A comissão independente conhecida como Grupo de Estudos sobre o Iraque recomendará ao governo norte-americano a retirada gradual de 15 brigadas de combate do país, informou hoje o site do jornal "The New York Times".

O jornal, que citou fontes próximas ao grupo, afirmou que não foi fixado um prazo para a retirada. As conclusões do grupo, chefiado pelo ex-secretário de Estado James Baker, serão anunciadas na próxima quarta-feira (6) ao presidente George W. Bush, afirmou o ex-legislador democrata Lee Hamilton.

"O relatório recomenda que Bush deve deixar claro que pensa em iniciar a retirada relativamente em breve, e algumas pessoas que souberam do conteúdo dos debates afirmam que a mensagem implícita é de que o processo deve começar no próximo ano", disse o jornal.

O relatório, porém, não dirá se as 15 brigadas de combate deverão voltar para os Estados Unidos ou simplesmente ser transferidas para bases em países vizinhos. Uma brigada é formada por 3 mil a 5 mil soldados.

Atualmente no Iraque há cerca de 140 mil militares americanos. Quase 3 mil morreram desde março de 2003.

O próprio presidente Bush ordenou a seu governo uma revisão da estratégia atual, num esforço conjunto do Pentágono e do Departamento de Estado.

A imprensa americana especula que uma das recomendações do Grupo pode ser a abertura de um diálogo com a Síria e o Irã sobre o futuro do Iraque.

Até o momento, Bush se recusa tanto a fixar um calendário de saída para os soldados quanto a iniciar uma negociação com os dois países.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página