Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2006 - 11h22

Iraque encontra 86 corpos assassinados em 24 horas

Publicidade

da France Presse

Os corpos de 86 pessoas assassinadas foram encontrados no Iraque nas últimas 24 horas, informaram o Exército dos Estados Unidos e uma fonte dos serviços de segurança.

Vinte e oito corpos foram encontrados em uma vala comum, perto de Baquba, 60 km ao norte de Bagdá, onde a violência religiosa é cotidiana, segundo um comunicado do Exército americano.

Os corpos foram levados para a cidade de Nahrwan, para a identificação por parte das famílias, e em seguida para uma delegacia de Bagdá, onde teve início a investigação.

Em Bagdá, 58 corpos foram encontrados nas últimas 24 horas, segundo uma fonte dos serviços de segurança iraquianos.

Os seqüestros seguidos de execuções sumárias são comuns no Iraque, onde mais de 13.000 civis foram mortos em quatro meses, de acordo com as Nações Unidas.

Retirada

Apesar da violência --ou por causa dela-- a comissão independente conhecida como Grupo de Estudos sobre o Iraque recomendará ao governo norte-americano a retirada gradual de 15 brigadas de combate do país, informou hoje o site do jornal "The New York Times".

O jornal, que citou fontes próximas ao grupo, afirmou que não foi fixado um prazo para a retirada. As conclusões do grupo, chefiado pelo ex-secretário de Estado James Baker, serão anunciadas na próxima quarta-feira (6) ao presidente George W. Bush, afirmou o ex-legislador democrata Lee Hamilton.

"O relatório recomenda que Bush deve deixar claro que pensa em iniciar a retirada relativamente em breve, e algumas pessoas que souberam do conteúdo dos debates afirmam que a mensagem implícita é de que o processo deve começar no próximo ano", disse o jornal.

O relatório, porém, não dirá se as 15 brigadas de combate deverão voltar para os Estados Unidos ou simplesmente ser transferidas para bases em países vizinhos. Uma brigada é formada por 3.000 a 5.000 soldados.

Atualmente no Iraque há cerca de 140 mil militares americanos. Quase 3.000 morreram desde março de 2003.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página