Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2006 - 15h17

Médicos determinam que ex-premiê russo foi envenenado

Publicidade

da Folha Online

Uma junta médica determinou que o ex-premiê russo Yegor Gaidar, 50, que foi atingido por uma doença repentina na última semana, foi mesmo envenenado, segundo anunciou nesta quinta-feira sua porta-voz, Valeri Natarov.

Reuters
O ex-premiê russo Yegor Gaidar, 50, que sofreu doença misteriosa durante visita à Irlanda
"O anúncio do envenenamento do ex-premiê chega no momento em que o Reino Unido investiga a morte do ex-espião russo Alexander Litvinenko, 43, que morreu na última quinta-feira (23) após ser envenenado com polônio radioativo.

"Se trata de um envenenamento de origem não natural, mas os médicos não puderam determinar a substância utilizada", disse Natarov.

"Esperamos um diagnóstico oficial até o início da próxima semana."

Gaidar

Gaidar, 50, afirmou ao jornal "Financial Times" que foi atingido, repentinamente, por uma doença grave durante uma visita à Irlanda na semana passada.

Os sintomas misteriosos surgiram um dia depois da morte de Litvinenko em Londres. Por enquanto, não foram detectados indícios de radiação na doença de Gaidar, afirmou o jornal nesta quarta-feira (29).

"Sofri problemas sérios de saúde no dia 24 de novembro, que representaram um risco à minha vida", disse o ex-premiê em entrevista ao jornal por telefone, de Moscou, onde realiza exames.

"Esta ameaça não se concretizou. A situação estabilizou-se depois de algumas horas", afirmou.

Ekaterina Genieva, que ajudou a organizar a conferência da Universidade Nacional da Irlanda onde Gaidar se apresentaria, disse que ele estava pálido quando apareceu. Gaidar saiu da sala cerca de dez minutos depois.

"Corri atrás dele e o vi caído no chão, inconsciente. Ele estava vomitando sangue, e também sangrou pelo nariz por cerca de 35 minutos", disse ela, segundo o jornal.

Gaidar foi tratado durante a noite em um hospital irlandês antes de voltar para a Rússia.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Irlanda
  • Leia o que já foi publicado sobre Alexander Litvinenko
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página