Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2006 - 01h18

Tufão Durian mata 20 pessoas nas Filipinas

Publicidade

da Folha Online

A passagem do tufão gigante Durian deixou pelo menos 20 mortos e cerca de 14 mil desabrigados nesta sexta-feira no sul de Luzon, principal ilha do arquipélago das Filipinas.

Um deslizamento causada pelas fortes chuvas provocou a morte de 19 pessoas na cidade de Legazpi, confirmou o prefeito da cidade, localizada a 350 quilômetros de Manila. Um homem morreu atingido por uma chapa de ferro arrancada pelos ventos, segundo o Escritório de Defesa Civil. Os acidentes causados pelo tufão também deixaram 14 feridos.

As viagens marítimas e o transporte público por estrada nas áreas afetadas foram suspensos e vários vôos domésticos e internacionais, cancelados.

A agência meteorológica Pagasa anunciou em seu último boletim que o Durian perdeu força e que se encontrava em Puerto Galera, na província de Mindoro Oriental, 130 quilômetros ao sul de Manila.

A previsão é de que no domingo (3) o ciclone tropical esteja no Mar da China, 680 quilômetros a sudoeste da capital filipina.

Outros dois tufões --Cimaron and Chebi-- atingiram as Filipinas em outubro e no início de novembro, respectivamente, causando enchentes e deslizamentos am algumas áreas.

Tempestades e tufões são comuns nas Filipinas. O pior desastre natural dos últimos anos ocorreu em 1991 na ilha central de Leyte in 1991, quando a passagem de um tufão matou 5.000.

Em 2004, uma série de tempestades deixou cerca de 1.800 mortos ou desaparecidos, incluindo 480 que foram soterrados por deslizamentos de terra na Província de Quezon (leste).

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tufões
  • Leia o que já foi publicado sobre as Filipinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página