Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2006 - 21h34

Pesquisa aponta reeleição de Hugo Chávez na Venezuela

Publicidade

da France Presse, em Caracas
da Folha Online

Pesquisa boca-de-urna aponta a reeleição do presidente venezuelano Hugo Cháves nas eleições realizadas neste domingo.

Hugo Chávez lidera com ampla vantagem a eleição presidencial, de acordo com pesquisa de boca-de-urna da empresa americana Evans/McDonough, contratada pela petroleira Citgo, filial americana da estatal venezuelana de petróleo PDVSA.

"Nos últimos dados que temos, estamos com um resultado muito similar ao da pesquisa anterior às eleições", na qual Chávez aparecia com 57% e o seu principal adversário, o governador do Estado de Zulia, Manuel Rosales, com 38%, afirmou o diretor da consultoria, Alex Evans.

Evans, entretanto, não quis dar os números exatos da boca-de-urna realizada neste domingo. Ele disse apenas que à medida que as horas avançam, o resultado em favor de Chávez aumenta.

A Lei eleitoral proíbe a divulgação de pesquisas de boca-de-urna. A enquete foi feita pela consultoria às 15h30 (17h30 de Brasília), com 250.000 eleitores em 21 Estados e no Distrito Federal.

A maioria dos centros de votação, que deveriam fechar às 16h (18h de Brasília), permanece aberta por causa das filas, segundo o CNE (Conselho Nacional Eleitoral).

De acordo com a presidente do CNE, Tibisay Lucena, "o primeiro boletim será dado quando o último eleitor votar", considerando-se que, mais de uma hora depois do término oficial da votação, às 16h (18h de Brasília), 95% dos postos eleitorais continuavam abertos.

As eleições na Venezuela foram marcadas hoje por um clima de tranqüilidade e pelo comparecimento maciço dos eleitores às urnas. Segundo fontes do CNE, mais de 70% dos eleitores compareceram às urnas.

Tanto Chávez como Rosales, pólos opostos da vida política venezuelana, ressaltaram em suas declarações o "civismo" da população, e a resposta às convocações às urnas.

Sistema eleitoral

O sistema eleitoral da Venezuela prevê um único turno para as eleições presidenciais, por isso, o candidato que obtiver mais votos neste domingo --sem importar o índice de participação dos eleitores-- , governará o país entre 2007 e 2013.

Chávez prometeu que, caso vença, promoverá uma reforma para que o chefe de Estado possa exercer mais que dois mandatos consecutivos, como dita a atual lei venezuelana.

A oposição rejeita a intenção de Chávez, vista como barreira para a democracia no Executivo.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) prometeu divulgar os resultados e proclamar o vencedor na noite de domingo ou na manhã de segunda-feira, e proibiu a veiculação de resultados extra-oficiais de qualquer tipo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  • Leia o que já foi publicado sobre Manuel Rosales
  • Leia o que já foi publicado sobre a eleição na Venezuela
  • Leia a cobertura completa da eleição na Venezuela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página