Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2006 - 15h32

Maioria dos americanos diz acreditar que Iraque vive guerra civil

Publicidade

da Folha Online

Segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, cerca de 68% dos americanos dizem acreditar que o Iraque vive hoje uma "guerra civil" --expressão adotada pela imprensa dos Estados Unidos mas rejeitada pela Casa Branca.

Para 14% dos americanos, no entanto, o conflito no país árabe não configura uma guerra civil, enquanto outros 18% não se pronunciaram a respeito, segundo o estudo realizado pelo Instituto Harris Interactive.

Foram ouvidas 2.426 pessoas entre 13 e 20 de novembro, antes de o canal NBC e outros meios terem anunciado a decisão de qualificar o conflito de "guerra civil".

Uma semana depois, a controvérsia em torno desta expressão agitou a política americana, com os democratas aprovando esta qualificação e a Casa Branca firme em sua oposição.

Segundo a pesquisa, o público está muito dividido entre os que acreditam que "foi um erro intervir no Iraque" (42%) e os que "consideram que foi bom, mas a situação se degradou" (40%). A divisão é clara segundo a tendência política: 66% dos democratas consideram que foi um erro, mas apenas 9% dos republicanos opinam desta forma.

Na pesquisa, 61% dos entrevistados aprovaram a retirada do secretário de defesa Donald Rumsfeld, enquanto 49% dos republicanos estão de acordo.

Em relação aos efetivos militares no Iraque, apenas 18% são a favor de uma retirada total e imediata; 51% desejam que se estabeleça um cronograma para uma retirada progressiva e 19% querem o envio de tropas suplementares.

Além do aumento sem tréguas da violência sectária no país, o Exército americano já perdeu mais de 2.890 soldados no país, o que faz crescer a oposição da opinião pública à guerra. Só neste final de semana, 10 soldados americanos morreram em incidentes de violência no Iraque.

Enquanto isso, segundo estimativas da ONU, a guerra mata cerca de 100 iraquianos todos os dias no país.

Com France Presse

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página