Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2006 - 08h32

Tufão Durian causa 35 mortes no Vietnã

Publicidade

da Folha Online

Apesar da remoção de milhares de pessoas ontem e da redução da classificação para "tempestade tropical", a chegada do tufão Durian matou ao menos 35 pessoas nesta terça-feira no sul do Vietnã.

O Durian provocou cortes de luz e telefone, destruiu casas e afundou navios, além de bloquear estradas, segundo informações da televisão estatal VTV, autoridades e a imprensa local.

Na província de Ba Ria-Vung Tau morreram 23 pessoas e centenas de casas foram derrubadas, informou o Comitê Nacional de Busca e Resgate. Outras cinco morreram na província de Tien Giang, quatro na de Binh Thuan e três em Phu Ien, segundo o site "VietnamNet Bridge".

Em Ho Chi Minh (antiga Saigon), o principal centro financeiro do país, oito pessoas foram dadas por desaparecidas e 1.600 casas foram destruídas, de acordo com a VTV.

A rede mostrou imagens de estradas cortadas por árvores derrubadas na cidade de Vung Tau, cerca de 50 kn a leste de Ho Chi Minh.

Durian

O Durian chegou ao Vietnã nesta manhã, vindo das Filipinas, onde causou mais de mil mortes. Os ventos são de 80 km/h e, segundo os meteorologistas, ele vai continuar enfraquecendo à medida que se afasta em direção a Tailândia.

As autoridades vietnamitas fecharam ontem os colégios e removeram milhares de pessoas, prevendo a chegada do tufão. Os navios pesqueiros receberam a ordem de ficar no porto.

Em outubro, 46 pessoas morreram no Vietnã como conseqüência do tufão Xangsane.

Tragédia nas Filipinas

O gigantesco deslizamento de terra provocado na quinta-feira passada pelo Durian na região leste das Filipinas deixou pelo menos 1.266 mortos ou desaparecidos, segundo um novo balanço divulgado pela agência de proteção civil.

Até o momento foram confirmadas as mortes de 526 pessoas. Outras 740 permanecem desaparecidas, informa o último boletim da agência.

Quase mil pessoas ficaram feridas e 230.000 casas foram destruídas.

O deslizamento de terra foi provocado pelo tufão na semana passada, quando as chuvas torrenciais se uniram às cinzas do vulcão Mayon. O prejuízo, com os edifícios destruídos e danos à infra-estrutura e agricultura, chega a US$ 24,2 milhões.

Com France Presse e Efe

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tufões
  • Leia o que já foi publicado sobre o Vietnã
  • Leia o que já foi publicado sobre as Filipinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página