Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 10h35

Premiê japonês perde apoio popular após medidas controversas

Publicidade

da Folha Online

O apoio popular para o premiê do Japão, Shinzo Abe, caiu dramaticamente desde que seu partido reintegrou vários legisladores "rebeldes" que foram expulsos no último ano por se oporem a reformas no país, informou nesta quarta-feira uma pesquisa de opinião pública.

A pesquisa, realizada pela agência Kyodo News, foi conduzida ontem e hoje, imediatamente após a reintegração dos legisladores expulsos. Segundo o levantamento, Abe tem o apoio de somente 48,6% dos japoneses, o que significa uma queda de 7,9 pontos percentuais desde novembro.

Na última segunda-feira (4), o Partido Liberal Democrata (PLD), de Abe, aprovou ou retorno de 11 legisladores contrários à privatização do sistema postal japonês. Em novembro, Abe já havia dito que os autorizaria a retornar ao partido.

Os 11 legisladores estão entre outros 27 expulsos do PLD por se recusarem a apoiar o então premiê Junichiro Koizumi em sua proposta de privatização do serviço postal.

Números

O apoio ao gabinete de Abe estava a 65% imediatamente depois de sua formação, em setembro deste ano. Apesar da reintegração dos legisladores acabar com um impasse de um ano, ela foi criticada como uma tentativa de unir o partido antes de eleições cruciais para o "Senado" japonês no próximo ano.

Questionados sobre a reintegração dos legisladores, 67,9% dos entrevistados disseram ser contrários à medida, e apenas 23% são favoráveis a ela, segundo a Kyodo.

Ao mesmo tempo, a taxa de descontentamento com o gabinete de Abe aumentou de 24,1% para 35,3%.

Segundo a Kyodo, foram entrevistados 1.023 pessoas em todo o Japão. Não foi informada a margem de erro da pesquisa.

Com Associated Press

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Shizo Abe
  • Leia o que já foi publicado sobre o Japão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página