Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 13h39

Kabila assume presidência da República Democrática do Congo

Publicidade

da France Presse, em Kinshasa

O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, prestou juramento nesta quarta-feira em Kinshasa após ser reeleito com 58% dos votos no segundo turno das eleições realizadas em 29 de outubro.

"Eu, Joseph Kabila, eleito presidente da República Democrática do Congo, juro solenemente diante de Deus e da nação observar e defender a Constituição e as leis da República (...) deixar-me guiar apenas pelo interesse geral (...) cumprir, lealmente e como fiel servidor do povo, as altas funções que me são encomendadas", declarou.

Vestido com um traje escuro e com mão direita levantada, o presidente de 35 anos - o mais jovem da África - prestou juramento diante dos magistrados da Suprema Corte de Justiça.

Kabila foi eleito para um novo mandato de cinco anos, renovável uma só vez, após vencer nas urnas seu rival, o vice-presidente Jean-Pierre Bemba, que obteve 41,95% dos votos.

Kabila, designado chefe de Estado em 2001 após o assassinato de seu pai, que dirigia o país desde 1997, se tornou o primeiro presidente eleito por sufrágio universal em seu vasto país, uma antiga colônia belga que se tornou independente em 1960 e que passou recentemente por uma guerra civil de quase cinco anos (1998-2003).

Milhares de convidados acompanharam a cerimônia de posse, incluindo nove chefes de Estado africanos, entre eles o sul-africano Thabo Mkeki, padrinho dos acordos de paz e da transição congolesa.

Representantes da ONU, da União Européia e da grandes capitais ocidentais também estavam presentes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Congo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página