Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 20h41

Senado argentino aprova ingresso da Venezuela no Mercosul

Publicidade

da Efe, em Buenos Aires

O Senado argentino aprovou hoje por unanimidade o ingresso da Venezuela como membro pleno do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que agora deverá ser debatido pela Câmara dos Deputados do país fundador do bloco sul-americano junto com Brasil, Paraguai e Uruguai.

A iniciativa impulsionada pelo Executivo praticamente não foi debatida e recebeu o voto a favor dos 40 legisladores presentes no recinto.

A Venezuela assinou em julho o protocolo de adesão ao Mercosul, que deve ser ratificado pelos Parlamentos dos quatro países que fundaram o bloco em 1991 e que tem como parceiros comerciais o Chile, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que foi reeleito no pleito realizado em seu país no domingo, inicia hoje uma viagem que o levará ao Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia, onde assistirá à 2ª Cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações.

A chegada do chefe do Estado venezuelano a Buenos Aires está prevista para amanhã e, apesar de sua agenda de atividades ser desconhecida, o próprio Chávez disse que se reunirá com seu colega argentino, Néstor Kirchner.

Além de dar impulso ao ingresso da Venezuela ao Mercosul, este ano Chávez retirou seu país do Grupo dos Três (que o associava ao México e Colômbia) e da Comunidade Andina de Nações (CAN), composta por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mercosul
  • Leia o que já foi publicado sobre a Venezuela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página