Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2006 - 09h36

Carro de ministro palestino do Hamas é alvo de tiros

Publicidade

da Folha Online

O carro do ministro palestino das Relações Exteriores Mahmud Zahar, do Hamas, foi alvo de tiros neste domingo em Gaza, informou seu porta-voz.

"Desconhecidos abriram fogo contra o carro de Mahmud Zahar. Ninguém foi ferido", afirmou o porta-voz, Taher al-Nounou, à agência France Presse. O incidente aconteceu perto do ministério das Relações Exteriores.

O atentado foi seguido por um intenso tiroteio, aparentemente entre milicianos do Hamas e do Fatah, que antes haviam ocupado o telhado dos edifícios dos ministérios da Agricultura e de Transportes.

Nesta madrugada, palestinos armados invadiram uma base de treino da guarda do presidente palestino, Mahmud Abbas, e mataram um oficial.

Pelo menos outros quatro membros da guarda presidencial, filiada ao movimento nacionalista Fatah e que conta com cerca de 3.500 membros, ficaram feridos, segundo fontes médicas.

Porta-vozes do Hamas desmentiram que o ataque contra a base tenha sido perpetrado por integrantes de seu braço armado. O tiroteio entre os dois lados se prolongou por aproximadamente meia hora, de acordo com as fontes de segurança.

Neste sábado, outros 18 palestinos ficaram feridos em diferentes enfrentamentos registrados entre os dois lados na Faixa de Gaza, após o anúncio do presidente Abbas de antecipar as eleições presidenciais e legislativas, menos de um ano após o pleito vencido pelo Hamas.

O primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, e o Hamas rejeitaram plenamente a antecipação das eleições e classificaram o anúncio do presidente Abbas como "um golpe de Estado contra um Governo eleito democraticamente".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre Ismail Haniyeh
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fatah
  • Leia a cobertura completa sobre o Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página