Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2006 - 03h36

Mau tempo pode mudar local de aterrissagem do Discovery

Publicidade

da Efe, em Washington

A ameaça de mau tempo na península da Flórida pode obrigar a Nasa a mudar o local de aterrissagem do ônibus espacial Discovery, previsto inicialmente para esta sexta-feira no Centro Espacial Kennedy, disseram ontem as autoridades da agência espacial americana.

As alternativas em estudo são as bases Edwards, na Califórnia, e White Sands, no Novo México, acrescentaram.

"É muito provável que avaliemos as condições do tempo na sexta-feira antes da escolha final", disse Phil Engelauf, chefe do escritório do diretor de vôos da Nasa, no Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston (Texas).

O retorno ao Centro Espacial Kennedy está previsto para 18h56 (horário de Brasília) de sexta-feira, após uma missão de 12 dias para continuar a construção da ISS (Estação Espacial Internacional) . A previsão é de nuvens baixas, ventos e chuvas na região de Cabo Canaveral.

Os astronautas fizeram uma nova revisão da estrutura da nave com câmeras por controle remoto, prevendo a possibilidade de danos que pudessem pôr em risco o retorno.

Até agora tudo vai bem. Os sistemas do veículo estão funcionando bem e a tripulação se encontra em boa forma", disse Engelauf.

A revisão do veículo é uma operação de rotina antes da reentrada na atmosfera terrestre desde o desastre do Colúmbia, em 1 de fevereiro de 2003. Na ocasião, a nave se desintegrou como resultado de um buraco em sua estrutura causado por uma placa de isolamento que se soltou do tanque externo no momento do lançamento.

Leia mais
  • Discovery inicia retorno à Terra após missão bem-sucedida
  • Astronautas consertam painel solar em órbita
  • Astronautas da Discovery encerram quarta caminhada espacial

    Especial
  • Leia o que foi publicado sobre a Nasa
  • Leia o que foi publicado sobre o Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página